Como organizar os compromissos quando se viaja

Viajar é tão bom! Conhecer novos lugares, vivenciar outros costumes, ver gente diferente. E quando a viagem foi planejada por um tempão é um sonho que se torna realidade. Mas para que você não tenha um pesadelo quando retorne é importante deixar tudo bem organizado para quem vai cuidar dos seus compromissos, principalmente os financeiros.

Veja abaixo as dicas que elaborei para ajudar nessa organização:

  • Veja no calendário todos os dias que você ficará fora. Vá dia por dia e veja todos os compromissos que tem para aqueles dias e escreva em um papel. Faça isso alguns dias antes para não se esquecer de nada.
  • Imprima um calendário do período que ficará fora. Você pode fazer isso no Publisher do Windows (que já vem no pacote Office) ou em sites online. Eu gosto muito do calendário do Publisher, escolho sempre o modelo mais básico que possui maior espaço para inserir informações em cada dia. Imprimo sempre o calendário completo e faço uma marquinha com marca-texto nos dias ausentes. Clique aqui para ser direcionado a um site que tem calendários online que podem ser impressos. http://www.calendario-365.com.br/calend%C3%A1rio-2013.html
  • Anote em cada dia do calendário os compromissos correspondentes.
  • Faça um documento escrito com informações mais completas de cada compromisso, quando necessário.  Por exemplo: se no dia 30 você colocou ‘pagar doméstica’, escreva no documento o valor que será pago, bem como ‘entregar recibo para assinatura do empregado’. Não se esqueça de deixar o recibo com o resto dos documentos.
  • Se você deixou o seu cartão de crédito para que o responsável possa utilizá-lo. Faça uma cópia do mesmo e escreva no verso todas as informações realtivas a ele.  As diferentes senhas para uso na internet, telefone e caixa eletrônico.
  • Tire copia dos seus documentos, CPF e RG, passaporte e deixe com o restante dos documentos.
  • Antes de viajar explique e passe tudo para quem será responsável.
  • Deixe também uma lista com os hoteis e as datas que se hospedará em cada um, assim caso alguém precise entrar em contato com você saberá como.

web

Eu colo com fita do tipo banana o calendário junto da minha mesa de trabalho ao lado do computador

Essas dicas são muito úteis para viagens de longa duração e internacionais, quando a comunicação fica mais complicada. Elas são decorrentes das minhas experiências em cuidar dos compromissos dos meus pais quando os mesmos viajam e passam um longo período fora de casa.

Nada impede que você utilize essa metodologia para as tarefas do dia-a-dia. Faça o calendário mensal e coloque na porta da geladeira. Dessa forma toda a família terá acesso as informações. Marque compromissos como médicos, aniversários, ou qualquer outro evento  que você e sua família precisam comparecer

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *