A importância da organização dentro de empresas (caso pizzaria delivery)

Oi gente,

hoje vou contar uma história para vocês conseguirem visualizar a importância da organização em uma empresa.

Que organização é importante, todo mundo já sabe. Mas imagine quando uma pizzaria delivery é desorganizada e isso afeta toda a experiência de compra do cliente e principalmente o sabor da pizza no final.

cliente triste

A organização física em estabelecimentos comerciais é essencial para que o produto ou serviço entregue seja no mínimo satisfatório e compatível ao pago pelo consumidor.

Por ser formada em hotelaria e em administração de empresas, e trabalhar com organização, eu presto muita atenção quando vou a algum lugar. Perceber que a desorganização afeta a produtividade é o que eu faço.

Ontem ao ir a uma pizzaria delivery em Recife observei o quanto a falta de organização do local, deixava tudo muito confuso, e afetava no resultado final da pizza entregue ao cliente.

Três pontos me chamaram muito atenção:

1 – Não havia local para guardar as caixas vazias que aguardavam as pizzas que estavam saindo do forno.

2- também não tinha local para guardar as pizzas prontas, que já tinham sido embaladas e estavam ou esperando ou o motoqueiro ou os clientes que fizeram pedido por telefone.

3- O maior problema de desorganização estava no controle dos pedidos. Após o pagamento o papel com a ordem de compra do cliente ficava ou na mão do gestor, que esquecia frequentemente de falar para o pizzaiolo qual deveria ser o sabor a ser preparado ou jogado no balcão, esperando que o pizzaiolo adivinhasse qual o próximo da fila.

desorganização

Como não havia uma ordem na execução, alguns pedidos ficavam perdidos. Por exemplo: eu comprei 02 pizzas e tive meus pedidos entregues com intervalos de mais de 10 minutos de diferença entre uma pizza e outra. Na hora de levar pra casa, enquanto a segunda pizza estava quentinha, pois tinha acabado de sair do forno a primeira já tinha perdido quase todo o calor.

Fica aqui agora as dicas para o proprietário:

1-       Um varal com pregadores móveis que prendem o papel do pedido resolveria o maior dos problemas.

2-      Instalar prateleiras no local e categorizá-las para caixas vazias aguardando pizza e caixas cheias aguardando cliente/motoqueiro.

Organização de pedidos

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *