Decifrando Etiquetas

 

Etiqueta 1

Oi organizzados!

Faz um tempão que queria fazer esse post, mas por qualquer que seja razão, acabava sempre postando sobre outros assuntos. Mas hoje não escapa e  conversaremos um pouquinho sobre etiquetas. Afinal de contas, todo mundo sempre acaba tendo uma ou duas dúvidas.

A ideia não é decorar os vários tipos de desenhos, mas entender a lógica adotada pelos fabricantes. Assim, sempre que tiver dúvida sobre como lavar, secar e passar uma peça de roupa é só conferir rapidinho a etiqueta.

Achei essa foto e ela funciona muito bem para a forma como gosto de explicar cada desenho.

etiqueta 4

Linha 1Balde com água. Esse desenho é para ilustrar que sua peça de roupa pode ser lavada com água. Os pontinhos representam a temperatura máxima que a pela aguenta. Quanto mais pontinhos mais quente a água pode ser. Já os traços em baixo representam o quão delicada é a roupa. Então é preciso se ligar na hora de colocar na máquina. Se o desenho tiver uma mãozinha significa que sua peça só deve ser lavada à mão. O X indica que a peça não pode ser lavada com água, tem que ser lavada à seco.

Linha 2 – Quadrado com círculo significa que sua peça pode ser seca na máquina. Como na hora de lavar os pontinho indicam a temperatura máxima de calor que a peça aguenta. Se o círculo estiver todo pintado não pode receber calor. Os tracinhos também indicam a delicadeza da peça. Quanto mais delicada, menos calor  deve receber.

etiqueta 4

Linha 3 – Já o quadrado indica que a peça deve ser seca fora da máquina. O desenho “hang to dry” – pendurar no varal e secar. O “drip to dry” – escorrer um pouco antes de botar pra secar. Já o “dry flar”, significa que deve ser secado deitado, na horizontal. O “dry in shade” – a peça deve ser secada à sombra. Se você pensar um pouco verá que os desenhos tem super a ver. O X siginifica que a peça não pode ser seca e o desenho do bombom (uma peça torcida) com X significa que a peça não pode ser torcida antes de ser botada para secar.

Linha 4 – Esse é bem obvio, certo?! O ferro com seus pontinhos indicam o quanto de calor a peça aguenta. Mais pontinhos, mais calor. O X significa que não pode ser passado ferro ou que não se pode usar vapor.

etiqueta 4

Linha 5 – O triângulo representa o uso de alvejante. Se tiver um X você já sabe que não pode usar alvejante. Existem apenas 2 tipos de alvejantes os com base de cloro (CL água sanitária) e os com base em água oxigenada, indicados para roupas coloridas (Vanish).

Linha 6 – São para indicar que a peça deve ser lavada à seco. Não se preocupe com esses símbolos, quem precisa sabe-los direitinho é a lavanderia especializada em lavagem à seco.

Importante saber que esses desenhos se complementam e pode ter pequenas variações, dependendo do fabricante. O importante é entender a lógica!

Que tal um desafio? Pense agora. Como você deveria lavar, secar e passar a peça dessa etiqueta?

etiqueta 2

Espero que tenha sido esclarecedor para vocês. Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários. 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *