GTD – Getting Things Done – O que é?

O que é GTD?

Uma forma bem simples de explicar o que é GTD é ilustrando situações do nosso cotidiano. Assim, fica fácil compreender ao invés de decorar uma sigla em inglês.

Você chega em casa e lembra que precisa pegar uma encomenda que está na portaria do prédio do seu amigo faz três dias... Ou então, faz uma semana que você precisa ligar para a prestadora de TV a cabo, mas você só se lembra de fazer isso quando chega ao escritório e precisa estar em casa para ligar.

Tenho certeza que todo mundo que leu isso se identificou. Uns pouco e outros muito.

É para isso que o GTD existe, para evitar que situações como as descritas acima aconteçam. O GTD ensina a organizar todas as tarefas e compromissos, de tal forma que quando você está na rua executada apenas as coisas que precisam serem feitas na rua, e quando está em casa faz tudo que precisa ser feito em casa. Acreditem, pessoas organizadas conseguem cumprir tudo que planejam para a semana, além de todos os imprevistos que aparecem.

livro GTD

O GTD foi desenvolvido por David Allen, um consultor comportamental norte americano.  O segredo está na simplicidade. Afinal de contas, em um mundo onde as pessoas estão sempre reclamando da falta de tempo não há como “perder” tempo com uma metodologia complicada.

Para David nossa mente deve ser usada para criar, pensar e planejar e não para armazenar informações e dados. Por isso a metodologia está dividida em 5 etapas (passos) que devem ser constantemente executadas. Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar.

Por hoje é só. Nós próximos dias farei outros posts descrevendo os 5 passos e mais informações sobre essa maravilhosa metodologia de produtividade.

Quer ser uma pessoa mais organizada? A Organizze tem o POP, Programa de Organização Pessoal. Nós ensinamos você a ser uma pessoa organizada! Entra em contato!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *