Como começar a usar/aplicar o GTD na sua vida – Capturar (parte 2)

Muita gente se pergunta: como começo adotar o GTD na minha vida? Aqui está a resposta.  Qualquer processo de organização começa com o destralhamento ou seleção e descarte. Isso nada mais é do que se desfazer de tudo aquilo que não tem mais serventia para você. Você vai precisar avaliar o seu ambiente físico e analisar o que tem. Muita coisa irão para o lixo, outras para doação e o restante será armazenado novamente de forma ordenada.

clutter

é possível produzir nesse ambiente?

Vamos imaginar que estamos organizando o escritório. Escolha um local para iniciar. Pode ser a mesa, as gavetas ou os armários, o importante é escolher um ponto de partida e seguir uma ordem, assim você não esquece de nenhum lugarzinho.

Algumas pessoas gostam de fazer isso de uma vez só, outras aos poucos. Eu acho que surte muito mais efeito, principalmente ao longo prazo, quando se faz tudo de uma vez só. Pode ser trabalhoso, mas é extremamente recompensador. É importante ter em mente que só será demorado e trabalhoso da primeira vez.

Algumas pessoas podem não conseguir fazer tudo de uma vez só. O espaço pode ser muito grande e/ou muitas coisas para destralhar. Se esse for seu caso, reserve horas no seu dia e programa os dias na sua agenda para executar essa tarefa. Assim, ao mesmo tempo que limpa para começar a usar o GTD, sem perceber já estará fazendo uso da metodologia em si.

Quanto tempo dura essa limpeza/destralhamento? Tudo vai depender do seu ritmo e da quantidade de coisas, mas posso dizer que na média de 1 a 2 dias, considerando essa limpeza a única tarefa nesses dias.

Primeira Captura Mental

Se você limpou e organizou o seu ambiente físico, agora é a hora de limpar e organizar a sua mente. Destralhar mentalmente é muito mais fácil, depois que seu ambiente físico já está destralhado. Por isso é tão importante organizar o espaço físico antes.

before-and-after

Para isso pegue muitas folhas de papel e anote em cada folha apenas 1 coisa que você precisa fazer. Pode parecer idiotice e gasto desnecessário de papel, mas é extremamente importante para a usabilidade da metodologia que em cada folha de papel tenha apenas uma coisa (tralha).

(Essas folhas de papel não precisam ser grandes (A4) e podem ser rascunhos).

Esse processo também demorará algumas horas, e por experiência própria será difícil destralhar mentalmente tudo da primeira vez. De qualquer forma é importante que você marque um dia para essa tarefa. Agende uma tarde e se dedique exclusivamente. Bote o telefone no modo avião, assim não perde tempo olhando as atualizações das redes sociais.

Detalhes que ajudam nessa captura.

  • O local precisa ter boa iluminação;
  • Sente-se confortavelmente;
  • Tenha um apoio para escrever,
  • Escolha uma caneta ou lápis de escrita fácil, algo que você não precise fazer força para escrever.

caputra

Agora é só tirar tudo da sua cachola. Escreva tudo que você precisa fazer hoje, amanhã, essa semana e semana que vem. Anote também seus projetos, seus sonhos, os compromissos de futuros próximos e compromissos de futuros distantes. Escreva tudo aquilo que chama a sua atenção e que você não pode se esquecer.

Pronto! Depois disso podemos partir para o passo 2, ESCLARECER

Até semana que vem!

Obs: a palavra destralhar é uma tradução quase que literal da palavra inglesa declutter.

Quer ser mais organizada? Pergunte-me como!

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