Dicas para se livrar do excesso de papel

Oi organizzados, hoje vamos dar uma pausa no GTD para outras dicas, ok?!

Esse post foi inspirado na cliente das últimas semanas. Penso que assim como “Ana” muitos de vocês sofrem para se desapegar de papel. Além de milhões de comprovantes de pagamento, vias de cartão de crédito, Ana tem várias pastas com recortes de jornais e revistas, textos interessantes impressos, santinhos, cartões de visita e muito, muito papel sem serventia alguma.

  1. A primeira coisa que fizemos foi pedir o comprovante de quitação de débito de todas as prestadoras de serviços. Assim pudemos eliminar muita coisa.
  2. Diminuir pela metade a quantidade de pastas de santinhos, recortes de jornais e revistas e textos impressos. Depois passamos mais um pente fino, e assim fomos indo até sobrar apenas o que realmente era importante para Ana.
  3. Depois da seleção e descarte foram adquiridas caixas forradas e padronizadas para guardar tudo isso. Cada tipo de coisa em uma caixa diferente, identificada com o seu conteúdo. 
  4. Para os cartões de visita também foi feito uma triagem, mas organizamos esses de forma mais lógica, organizamos por uso/necessidade. Assim é muito mais fácil de achar o cartão daquele eletricista ou pintor quando precisar.
  5. Contudo o mais difícil é claro está sendo a mudança de comportamento. Ana se conscientizou que não precisa se agarrar em papeis para ter lembranças boas. As recordações são guardadas na nossa memória.

Beleza.. as dicas foram legais. Mas como eu faço para:

  • Conseguir o esse documento que comprova que paguei tudo e não devo mais nada aos prestadores de serviço (luz, água, telefone, internet, plano de saúde)? Basta ligar para o 0800, escolher opção falar com atendente e pedir o “comprovante de quitação de débito”
  • Organizar os milhos de cartões de visita que tenho? Faça uma triagem e descarte os que tem certeza que não servem mais. Depois você pode organizar em uma pasta própria para cartões de visita ou uma caixa como essa da imagem. O mais importante é organizar de uma forma que quando você preciso você encontre fácil. Dica: não use o nome do contato e nem o nome da empresa, o mais lógico é organizar por uso/necessidade e área de atuação da pessoa ou empresa.

cartoes de visita 2

Impossível achar alguma coisa no meio desa bagunça!!!!

Cartões organizados em caixa ou pasta.

cartões de visita 2 cartão de visita 4

 

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